Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Iron Man

Vi o Homem de Ferro 2 esses dias. Sensacional o filme...

Bom, eu tinha escrito um texto introdutório falando sobre arte, entretenimento e cultura, sobre meu modo de interpretar as coisas e bla bla blá, mas no final das contas achei um pouco demasiadamente prolixo (texto meu prolixo? bah...) e um pouco chato e pedante demais, então resolvi "cut the crap" e ir direto ao assunto. Aliás, essa é uma abordagem extremamente coerente com o filme: "simples" e direto, mas funciona.

Então vamos lá... my opinions about Iron Man 2! Yey!

O filme é cheio de explosões, efeitos especiais e coisas tanto "hi-tech" do mundo real quanto coisas meio "sci-fi", mas o legal é como isso tudo "blend" legal no filme. Sabendo que é baseado em uma história em quadrinhos (o que supõe certo nível de fantasia e coisas incríveis), tudo é colocado de uma forma razoavelmente plausível, ainda mais para a nossa realidade de hoje, bem diferente da época em que a primeira edição do homem-lata (circa 1963) foi lançada. Isso é bom porque mesmo com todo toque de surreal, o filme é, na maior parte do tempo, crível em suas maluquices. E mesmo nas coisas mais exageradas, é fácil relevar, "relaxar e gozar" e curtir a ironia (han, han?) de ser tão legal assim mesmo por esse exagero de surrealismo.


O filme começa exatamente onde termina o primeiro, e não tem um monte de frescurada contando o que aconteceu no meio tempo entre um filme e outro, simplesmente, porque é assim, na lata. O roteiro, conciso e direto, na maior parte das vezes serve basicamente para mostrar os milhões de efeitos especiais, umas 7 "suits" (leia "armaduras"), um exército de mechas com o tipão do homem-de-lata e claro, muita mulher, muito carro, muito álcool e algumas bizarrices. Mesmo assim, não peca na execução, justamente por ser claro e objetivo com sua proposta: mostrar um PUUUTA filme de ação. O enredo até envolve algum conflito psicológico e emocional do protagonista e suas relações com o mundo, mas não fica meloso ou tedioso. Na verdade, até agora não sei se foi por sorte, por falta de interesse em aprofundar esse tema ou uma genialidade calculista do diretor (e ator) John Favreau, mas a meu ver, tudo foi meticulosamente medido, dosado e calibrado no filme... drama, romance, ação, crítica social, comédia, excentricidade, bizarrices, patriotismo e.... "fodeza" conta? Ufa!

Parece até brincadeira, mas acho que esse foi um dos melhores filmes que eu vi nos últimos tempos. De adaptações de HQ para o cinema (das mais mainstreams pelo menos), acho que a única que chega perto de ser tão legal (a meu ver, claro) é Batman - The Dark Knight... mas são filmes com propostas BEM diferentes.

De uma maneira geral, eu achei quase tudo no filme muito bom. Dos efeitos especiais até a boa atuação de praticamente todos os principais, passando por uma trilha sonora mais do que "adequada" (com isso quero dizer "pertinente", "fitting", não desmerecendo), som bem montado e até, por que não, um bom uso de product placement e boa estratégia de marketing (bom, isso é algo fora do contexto do filme em si, que eu teria que explicar em outro post, mas estou com preguiça agora).

É, eu não consigo pensar em uma coisa ruim pra dizer do filme... eu fui com nenhuma expectativa (não que eu achasse que o filme ia ser ruim, só não fiquei pensando "caraaaaalho, esse vais er fooooda") e talvez por isso tenha gostado tanto do filme. Eu já tinha gostado BASTANTE do primeiro, mas esse, sem sombra de dúvida, é melhor.

Então, para resumir, uma lista de motivos para assistir Iron Man 2 no cinema:

1 - Scarlett Jonhanson!!! Já sabia que ela ia ser a Viúva Negra, mas minhanossasenhora, não imaginava o que estava por vir. Sem contar toda a gostosura beleza da atriz, que esbanja mistério e sensualidade no papel, ainda tem uma cena que... bah, deixa pra lá, não vou estragar o barato de ninguém. Mas digo que uma das melhores cenas de ação do filme é dela (e isso não tem nada a ver com sacanagem, hehehe).

Fala se isso não é sonho de consumo de 99,99% dos caras heteros desse mundo?


1 - Gwyneth Paltrow.Não menos interessante bela do que a senhorita de cima, a charmosa e sempre elegante atriz retorna no papel da secretária/assistente/affair mal resolvido de Tony Stark. Mesmo assim, deu vontade de ver de novo ela tão recatada, ligeiramente submissa, mas por dentro, uma mulher muito forte. Na verdade, só essas duas já tinham garantido minha ida ao cinema :P





1 - AC/DC. É, a maior parte da trilha sonora é de músicas desses carinhas. Bom, em relação a isso, nem tenho muito mais o que comentar, tenho?

1 - Daft Punk. Em uma cena particular, toca Robot Rock... e, bom, é legal bagarai (a música e a cena).

1 - Jon Favreau. O cara mandou muito bem na direção do filme, e ainda por cima reprisa o papel mais do que cômico do chauffeur/"mordomo"/treinador de boxe/pau-pra-toda-obra/capacho.

1 - Mickey Rourke, ou Whiplash, tanto faz. O cara é meio esquisitão, mas faz uma excelente atuação como um... esquisitão doido alucinado. Aliás, o último papel dele também foi meio "nóia" e igualmente excelente, na pele de Marv em Sin City.

1 - Armaduras, muitas armaduras (spoilers ahead, beware!). Na teoria, 3 são "o Homem de Ferro", mas no final das contas, dá pra ver, no mínimo 8 armaduras diferentes no filme, 5 em ação: MARK I - uma réplica ou reconstrução do primeiro modelo (esse sim, o homem de FERRO, que Tony usa para fugir do cativeiro no primeiro filme); a Mark II propriamente dita (usada e roubada pega de empréstimo por Rhodes); o que sobrou da Mark III (praticamente destruída no final do 1o filme); a Mark IV, a armadura principal do filme; Mark V ou Briefcase Suit, uma alternativa portátil e de emergência; War Machine, pilotada por Rhodes, que, na verdade, é a Mark II "pimpada"; e el gran finale, a versão foda do Whiplash, meio que à lá Iron Monger, mas umas 20x mais malvado.

1 - Robert Downey Jr. a.k.a. Tony Stark, a.k.a. Iron Man. É isso mesmo. O cara é praticamente "O" Tony Stark. Promissor, decadente, esquecido e depois deu a volta por cima. Mesmo sem entrar no mérito de sua vida pessoal, ele faz uma excelente atuação no papel do playboy que no fundo é um cara legal.

Bom, é isso. O quê? É mesmo... todos os ítens são número 1.... Bom, eu não conseguia pensar em qual seria o melhor e nem o "menos melhor" dentre os melhores motivos para ver o filme, então eu coloquei todos como 1. É, no final é só somar... 1+1+1+...

Bah...

Assiste o filme que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário