Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Phuck... I mean, duck... oh, whatever....

O ano mal começou e eu já tô deprê... não que eu queira cortar os pulsos nem nada, mas várias coisas frustrantes que aconteceram nos últimos dias me fizeram pensar... baladas miadas, computadores que pifam, planos de viajar que não dão certo e por aí vai...


Ano passado não foi exatamente um ano ruim, mas foi um ano estranho. Foi um ano que eu me diverti tão pouco que quase não senti o tempo passar. De repente o ano estava acabando mais uma vez. Minhas lembranças das festas do final de 2008 são tão vivas e tão frescas na minha cabeça quanto as de agora.


Uma das coisas que eu já percebi e disse algumas vezes foi não ter ido a nenhum show ou concerto ano passado. Para não dizerem que eu estou mentindo, fui na inauguração do Teatro Bradesco, com uma apresentação muito boa, embora curta, da Jazz Sinfonica. E já no finalzinho do ano eu fui ver o Teatro Mágico no Parque da Uva em Jundiaí.


Mas mesmo assim, apesar de prazerosas, nenhuma dessas experiências foi boa o suficiente pra me fazer sentir toda aquela tensão, aquela expectativa, aquele êxtase que eu costumava sentir quando ia nos shows. Acho que somado a isso foi a própria frustração de não ter ido a nenhum show ano passado, não porque não houve nenhum show bom, mas simplesmente porque eu acabei não indo.


De cabeça posso dizer 3 shows que perdi e que queria muito ter ido: Iron Maiden (perdi o de 2008 tb), Kiss, AC/DC. Sem contar o Radiohead, que eu tava com o ingresso comprado e não fui porque operei de apendicite no dia anterior... vai falar em zica.


Na verdade, 2008 também não foi um ano excelente no quesito shows... eu tive duas experiências frustrantes com bandas muito boas: DT no estacionamento do Credicard Hall, e do Ozzy no Palestra Itália (Pq. Antarctica). Depois vi o show do Avantasia, que foi bom, mas fui sozinho e peguei uma platéia (fiquei sentado), então também não deu pra sentir aquela "coisa"  (só um arrepio casual em algumas músicas). E no final do ano teve o do Madonna, que foi bem legal, mas em uma pegada bem diferente :P


Aí hoje eu resolvo pôr o DVD do Ritualive do Shaman... que foi um PUTA dum show, que, inclusive eu fui.
E só de ouvir a intro (Ancient Winds), eu me arrepiei e pensei "CARALHO!!!". Credicard LOTADÍSSIMO... puta muvuca, som bom, setlist fudido, show gigante, convidados especiais... e foi o único show que eu consegui ver com quase todos os meus amigos juntos, além de uma companhia especial.


Sem contar que o ingresso para essa monstruosidade custou míseros 15 REAIS!!! PASMEM! Quinze reais para ver mais de 2 horas e meia de música, com Andi Deris, Sascha Paeth, Michael Weikath, Tobias Sammet e Marcus Viana? Por um show completo com direito a solo de bateria, pirotecnia e tudo?


Shaman é uma banda que eu gosto, mas tá longe de ser minha banda favorita (que agora no momento eu acho que não saberia dizer qual é), mas com certeza, levando em conta todos os fatores, levando em conta a experiência como um todo, esse foi o melhor show que eu já fui, com certeza!


Eu acho que é algo assim que eu to precisando... acho que eu sou viciado em show! Acho que eu preciso de um show pra pirar um pouco, pra aliviar, pra relaxar, pra esquecer, pra curtir, pra sair dessa mediocridade... argh!


Já que eu entrei nesse assunto, vou fazer a lista do top 10:



10 - Avantasia - Credicard Hall, São Paulo - 22 de junho de 2008
- Motivos: O último lugar é o mais difícil. Fica aquela dúvida, qual show deve ser o último privilegiado a entrar nos top 10? Depois de muito pensar, pelo menos no momento, vai ser um dos shows que salvou o ano de 2008 para mim. Acho que no mundo do Metal, pouca gente acreditava que um dia haveria um tour do Avantasia (e não só uma música bônus num show do Edguy ou Shamaan). A grande dúvida era o line-up, que estava muito bom por sinal, quase inacreditável: Oliver Hartmann, Sascha Paeth, Miro, Amanda Somerville... Vi sozinho e sentado, mas não importa, deu pra curtir demais.

9 - Madonna (Sticky & Sweet) - Est. Morumbi, São Paulo - 20 de dezembro de 2008
- Motivos: ela é a Rainha do Pop. Melhor show que fui em termos de produção, a própria definição de "espetáculo". A setlist foi justa e decente, cobrindo diversos clássicos de diferentes fases, sem ficar muito na tranqueira eletrônica/pancadão-demais-para-o-meu-gosto mais recente. Gostei bastante da parte gipsy do show. De uma forma geral, uma energia muito gostosa, pra cima, alegre, apesar da chuva. De bônus, abertura do Paul Oakenfold.

8 - Deep Purple (com Sepultura e Hellacopters) - Est. Pacaembú, São Paulo, 20 de setembro de 2003
- Motivos: Ouvir Smoke in the water em um coro uníssono de mais de 30 mil pessoas já seria suficiente. Contact lost, Sometimes I feel like screaming, Burn, Highway star... De galho ainda deu pra curtir um Toys and Flavours e outras coisas do Hellacopters... bom, do Sepultura tenho que admitir que não deu pra "ver"  muita coisa, hehehe...

7 - Live 'n Louder 07 - Est. Canindé, São Paulo, 12 de outubro de 2005
- Motivos: Eu nem conhecia metade das bandas, mas não importava, porque me interessava mesmo apenas 3: Shaman, Nightwish e Scorpions. Como se precisasse dizer mais alguma coisa... mas também conheci Rage nesse festival. Fora que fui com um pessoal diferente. Foi, no geral, uma experiência diferente.

6 - Empatado: Rhapsody e Scorpions
Rhapsody (Dawn of Victory) - Via Funchal, São Paulo, 21 de julho de 2001
- Motivos: bom, foi meu primeiro show e por muito tempo foi o meu preferido, até eu ter a felicidade de ir em shows muito fodas. Rhapsody foi a banda que me levou pro lado do metal, que acabou me levando pro rock progressivo e aí abri minha mente para tantas outras coisas. O show foi legal, as músicas foram legais, apesar do som estar bem ruim e o microfone ter falhado, mas mesmo assim, o primeiro show a gente nunca esquece.

Scorpions (Humanity) - Credicard Hall, São Paulo,14 de agosto de 2007
- Motivos: Dois dias antes do meu aniversário e duas semanas antes de viajar e ficar 6 meses na Espanha, um amigo muito querido (por sinal, o mesmo com quem assisti o do Iron) me chamou de tarde perguntando se eu queria ir. Topei, peguei meu carro e saí umas 20h da minha casa para passar na casa dele e ir pro show (que começava as 21h30). Nenhum dos dois tinha ingresso, compramos na hora com um cambista. Fomos sem pretensão nenhuma e acabamos curtindo pra caralho. Outro show assim não cairia mal.

5 - Aerosmith (2007) - Est. Morumbi, São Paulo, 12 de abril de 2007
- Motivos: Bom, pra começar, é Aerosmith. Em termos de produção não foi nenhum U2 ou Madonna, mas chegou perto. O show em sí foi ótimo e teve vários clássicos. Acho que também por não ser nem heavy metal nem pop demais, apenas puro rock, foi uma experiência um pouco diferente do que eu estava acostumado até então.

4 - Iron Maiden (Dance of Death) - Est. Pacaembú, São Paulo - 17 de janeiro de 2004
- Motivos: caralho, esse show foi foda. Foi um show pra curtir, e curtir eu fiz. Estava com um dos meus melhores amigos e minha (na época) namorada. Nem ligo muito para o fato de não ter conseguido ver quase nada, porque foi muito foda. E tem história pra contar esse show. Frango Maiden na veia!


3 - U2 (Vertigo 08) - Est. Morumbi, São Paulo, 21 de fevereiro de 2006
- Motivos: U2, hum... U2... U2? Bom, fora isso, o que mais dá pra falar? Puta estrutura animal (luzes, telão, som bem ajustado), setlist fudido, Bono... Ah, claro, sem contar que quem abriu foi Franz Ferdinand e que eu estava com uma companhia mais do que especial. Se não tivesse concorrentes tão bons, seria fácil o número 1.

2 - Dream Theater (Octavarium) - Credicard Hall, São Paulo, 10 e 11 de dezembro de 2005
- Motivos: pra começar, eu conto como um show só, porque não é como aqueles shows que são a mesma apresentação em datas diferentes. Os setlists foram quase completamente distintos (que me lembre, só tocou umas 3 músicas iguais nos dois dias). O primeiro dia foi mais focado no Octavarium, o segundo tocou umas clássicas e o Metropolis Pt 2. Scenes From a Memory INTEIRO, de cabo a rabo, e ainda uma medley com Learning to Live e a Pull Metropolis. Fenomenal. Sem comentários.

1 - Shaman (Ritualive) - Credicard Hall, São Paulo, 5 de abril de 2003
- Motivos: casa cheia, ótima companhia, convidados especiais, muitas horas de música, preço camarada, som excelente (claro, tavam gravando o DVD), além da expectativa havia também uma "vibe"  muito boa nesse show, não dá pra explicar...

Menções honrosas e "quase-lá" (sem ordem particular):
- Dream Theater (Chaos in Motion 07/08) - Palacio de Deportes, Madrid, 3 de novembro de 2007
- NOFX - La Riviera, Madrid - 17 de novembro de 2007
- Sonata Arctica (com Epica e Ride the Sky) - La Riviera, Madrid - 16 de novembro de 2007
- Kamelot & Epica - Via Funchal, São Paulo - 3 de dezembro de 2005
- Gamma Ray & Masterplan - Via Funchal, São Paulo - 29 de novembro de 2003
- Blind Guardian - Via Funchal, São Paulo - 10 de agosto de 2002
- Nightwish - Credicard Hall, São Paulo - 20 de julho de 2002

Há também dois espetáculos são realmente muito bons, mas que eu não acho que se encaixam na categoria "show", mas algo parecido com "espetáculo musical": Blue Man Group e Delirium (Cirque du Soleil). Vi ambos em 2007, o primeiro no CCHal e o segundo no Pal. de Deportes de Madrid.


Esse é um ano que promete.O ano mal começou e já tem boas coisas confirmadas: Metallica, Cranberries, Coldplay, Franz Ferdinand, A-ha, Epica...

Alguém querendo fazer companhia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário